terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

GUIA DE RAÇAS HAPPY - GATO SAGRADO DA BIRMÂNIA

GATO SAGRADO DA BIRMÂNIA 


HISTÓRIA

A origem do Gato Sagrado da Birmânia envolve muitas lendas asiáticas. Acreditam que ele seja descendente de gatos venerados  nos templos Budistas, tratados como deuses, no século XV na chamada Birmânia ou atual Myanmar. 
Uma lenda a respeito deles é de um tempo onde eram criados gatos brancos e estes eram fiéis companheiros de um sacerdote e quando ele morreu assassinado por invasores, um destes gatos pulou em cima do corpo do religioso e ficou ali impedindo de mais alguém se aproximar dele. Foi então que a sua pelagem escureceu e nas patas porque estavam em contato do corpo do seu antigo dono permaneceram brancas. Depois desse incidente todos gatos brancos do templo ficaram "pintados" igual a ele.
Apesar das lendas suas características atuais foram obtidas através de um Sagrado que teria sido levado para os Estados Unidos na década de 30, e em 1936 a raça foi reconhecida oficialmente.


CARACTERÍSTICAS


O Sagrado da Birmânia possui um porte médio, cabeça redonda e larga. Seus olhos são bem redondos de cor azul intensa e brilhante. Possui uma máscara de cor marrom escura e sua cauda de tamanho médio. Sua pelagem pode ter até 17 colorações diferentes, sendo a maioria colorpoint, que significa um corpo branco com locais como nariz e patas coloridos. O charme da raça Sagrado da Birmânia são geralmente as patas brancas, que faz com que ele leve o nome de "gato de luvas".

INFORMAÇÕES GERAIS

TEMPERAMENTO - Inteligente, meigo, alegre
ORIGEM -      Birmânia
CATEGORIA -  2 Pelo semi-longo
PELAGEM -   Semi-longa, macia, sedosa
CORES -       Vermelha, azul, creme, lilás ou chocolate sempre com as patas brancas
EXPECTATIVA DE VIDA - 15 anos
PREÇO - 1.500 a 3.500 reais


TEMPERAMENTO

O Gato da Birmânia pode ser descrito como muito sensível, meigo e alegre, adoram brincar com seus donos mesmo quando adultos. Ótimos para convívio com crianças, são muitos inteligentes e apegados a seus donos, tanto que se passam muito tempo sozinhos podem desenvolver depressão.
As vezes com estranhos se mostra agressivo, mas só até conhecer mesmo a pessoa.


CUIDADOS

Por ter pelos médios e com volume é necessário manter uma escovação semanal para que não criem nós ou então vomitem muitas bolas de pelos. Sua alimentação deve ser balanceada para que cresçam bem saudáveis.

DOENÇAS COMUNS

As principais doenças são cardiomiopatia hipertrófica e calculo renal como a maioria dos gatos. Ele é uma raça bem forte que dificilmente aparece doente, mas mesmo assim é sempre bom manter as vacinas em dia e ficar de olho no seu amiguinho.

CONSIDERAÇÕES

Caso o gato Sagrado da Birmânia seja tratado corretamente será um felino muito bonito, charmoso e saudável que dará certamente gosto de se ter e ver. Um ótimo companheiro, meigo e alegre, acaba com aquele papo que gato não se apega o dono. Ao contrario, são lindos felinos amáveis e muito carinhosos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário