terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

GUIA DE RAÇAS HAPPY - GATO SAGRADO DA BIRMÂNIA

GATO SAGRADO DA BIRMÂNIA 


HISTÓRIA

A origem do Gato Sagrado da Birmânia envolve muitas lendas asiáticas. Acreditam que ele seja descendente de gatos venerados  nos templos Budistas, tratados como deuses, no século XV na chamada Birmânia ou atual Myanmar. 
Uma lenda a respeito deles é de um tempo onde eram criados gatos brancos e estes eram fiéis companheiros de um sacerdote e quando ele morreu assassinado por invasores, um destes gatos pulou em cima do corpo do religioso e ficou ali impedindo de mais alguém se aproximar dele. Foi então que a sua pelagem escureceu e nas patas porque estavam em contato do corpo do seu antigo dono permaneceram brancas. Depois desse incidente todos gatos brancos do templo ficaram "pintados" igual a ele.
Apesar das lendas suas características atuais foram obtidas através de um Sagrado que teria sido levado para os Estados Unidos na década de 30, e em 1936 a raça foi reconhecida oficialmente.


CARACTERÍSTICAS


O Sagrado da Birmânia possui um porte médio, cabeça redonda e larga. Seus olhos são bem redondos de cor azul intensa e brilhante. Possui uma máscara de cor marrom escura e sua cauda de tamanho médio. Sua pelagem pode ter até 17 colorações diferentes, sendo a maioria colorpoint, que significa um corpo branco com locais como nariz e patas coloridos. O charme da raça Sagrado da Birmânia são geralmente as patas brancas, que faz com que ele leve o nome de "gato de luvas".

INFORMAÇÕES GERAIS

TEMPERAMENTO - Inteligente, meigo, alegre
ORIGEM -      Birmânia
CATEGORIA -  2 Pelo semi-longo
PELAGEM -   Semi-longa, macia, sedosa
CORES -       Vermelha, azul, creme, lilás ou chocolate sempre com as patas brancas
EXPECTATIVA DE VIDA - 15 anos
PREÇO - 1.500 a 3.500 reais


TEMPERAMENTO

O Gato da Birmânia pode ser descrito como muito sensível, meigo e alegre, adoram brincar com seus donos mesmo quando adultos. Ótimos para convívio com crianças, são muitos inteligentes e apegados a seus donos, tanto que se passam muito tempo sozinhos podem desenvolver depressão.
As vezes com estranhos se mostra agressivo, mas só até conhecer mesmo a pessoa.


CUIDADOS

Por ter pelos médios e com volume é necessário manter uma escovação semanal para que não criem nós ou então vomitem muitas bolas de pelos. Sua alimentação deve ser balanceada para que cresçam bem saudáveis.

DOENÇAS COMUNS

As principais doenças são cardiomiopatia hipertrófica e calculo renal como a maioria dos gatos. Ele é uma raça bem forte que dificilmente aparece doente, mas mesmo assim é sempre bom manter as vacinas em dia e ficar de olho no seu amiguinho.

CONSIDERAÇÕES

Caso o gato Sagrado da Birmânia seja tratado corretamente será um felino muito bonito, charmoso e saudável que dará certamente gosto de se ter e ver. Um ótimo companheiro, meigo e alegre, acaba com aquele papo que gato não se apega o dono. Ao contrario, são lindos felinos amáveis e muito carinhosos.









GUIA DE RAÇAS HAPPY - PUG

PUG





HISTÓRIA


Uma certa quantidade de especulação existia sobre a origem desta raça que parecia ter vindo do oriente. Seu país de origem é listado como a China, onde cães de nariz arrebitado sempre foram favorecidos. Ele encontrou o seu caminho para Europa com os comerciantes da companhia holandesa das Índias Orientais e desde o ano de 1500 já eram admirados nos Países Baixos. Na verdade, o pug se tornou o símbolo para os patriotas reais. O Pug chegou a Inglaterra quando Guilherme III subiu ao trono. Até 1877 a raça era vista apenas na cor fulvo, mas nesse ano um casal preto foi introduzido a partir do Oriente. A partir deste momento, a popularidade do Pug não parou de crescer na Europa, favorito da realeza, o Pug teve ainda tempo de conquistar os artistas. Goya, pintor espanhol representou inúmeras vezes este pequeno cão em suas artes.

Hoje em dia, o Pug é um cão cheio de potencial, com o seu pequeno porte e boa disposição é um animal que encaixa perfeitamente no estilo de vida moderno.



INFORMAÇÕES GERAIS

ORIGEM -                                        China
PORTE   -                                          Pequeno
GRUPO  -                                           9 Cães de companhia e Toys
ADESTRAMENTO -                       Número 53 de inteligência 
PELAGEM -                                       Fina, lisa, macia, curta e brilhante  
CORES -                                              Prata, abricó-castanho ou preta
EXPECTATIVA DE VIDA -         13 A 15 anos
ATIVIDADE FÍSICA -                     Baixo
CARACTERÍSTICA -                      Reconhecido por sua fidelidade, muito dócil e alegre
CÃO PARA APARTAMENTO -   Sim
PREÇO APROXIMADO -               1.500 a 6.000 reais 

TEMPERAMENTO

É um cão de companhia, o Pug é alegre e amoroso com todas pessoas da casa. Como a maioria dos cães, tende a eleger um dono em especial e faz o estilo grude de segui-lo pela casa inteira, de espera-lo na porta do banheiro e dormir nos seus pés. Também solicita atenção e carinho. Volta e meia se manifesta com pulinhos para ganhar colo ou um cafuné, e adora aparecer com brinquedos nas boca para que sua folia não seja solitária.

CUIDADOS 

Eles requerem cuidados especiais e embora sejam excelentes companheiros, tem algumas desvantagens que precisamos levar em consideração no dia a dia para manter o bem estar e a saúde do nosso amigo.
Escovação uma vez por semana para que seu pêlo esteja sempre bonito e também precisam ter as rugas da face limpas a cada três dias. É importante que a parte interna de cada dobrinha não fique úmida, pois há risco de proliferação de fungos e assaduras. Como qualquer outro cão também deve ser vacinado e vermifugado todo ano.

DOENÇAS COMUNS

Problemas oculares e respiratórios são bastante comuns nesta raça. Devido ao focinho achatado as vias respiratórias são apertadas nos Pugs, o que pode causar falta de ar em dias mais quentes. Nunca deixe um Pug em um sítio onde não tenha acesso a sombra e água fresca. São propensos também a obesidade, devem ter uma dieta bem balanceada.

CONSIDERAÇÕES 

Pug é uma raça de cachorro maravilhosa para família e crianças, essa raça é recomendada para viver em apartamento. Passeios diários são recomendados desde que em dias menos quentes ou onde profissionais qualificados irão proporcionar atividades necessárias para que o cão gaste energia adequada e sinta-se mais feliz.








Fonte Principal: http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo9/pug.pdf